Dia Mundial do Professor

Caros Colegas Professores e Educadores, associados da ASPL,
 
Felizmente, no próximo dia 5 de outubro, o mundo assinalará mais um dia do Professor! 
 
Com efeito, foi em 1994 que a UNESCO, juntamente com a Internacional da Educação, decidiu a celebração do Dia Mundial do Professor, a 5 de outubro de cada ano, como forma de reconhecer a importância da declaração da OIT e da UNESCO, em 5 de outubro de 1966, sobre a condição dos trabalhadores docentes.
 
No nosso país temos a felicidade do dia ser feriado, em virtude de coincidir com a implantação da República!
 
Pensamos que uma das melhores formas de o celebrar, será dar aos professores e educadores o seu merecido descanso, tão necessário para aguentarem a sobrecarga diária que têm, para realizarem todas as tarefas e atividades que lhes são requeridas!
 
Este ano, a ASPL pretende também assinalar esta data com uma atividade de partilha a ser desenvolvida no decurso da III edição do Seminário: "Educação e Cidadania no séc. XXI", a ocorrer na tarde do dia 7 e manhã do dia 8 de outubro, portanto, sexta e sábados próximos.
 
Contudo, na noite do dia 5 de outubro, pelas 22.00h, a eucaristia transmitida via facebook e youtube diretamente da Igreja de São Nicolau, em Lisboa, será de Ação de Graças pelos professores e educadores de todo o mundo, pelo seu trabalho e dedicação inexcedíveis, em prol da educação e do ensino, e, em memória dos que já faleceram, em especial os que eram sócios e/ou dirigentes da ASPL. 
 
Não esquecemos que a ASPL é um sindicato completamente independente, seja de partidos ou opções políticas, credos religiosos, convicções filosóficas ou interesses económico-financeiros, entre outros; contudo, não podemos também esquecer que muitos dos colegas que tivemos o privilégio de conhecer e de trabalhar, na ASPL, eram pessoas crentes na fé católica, e, dado que muitas delas já faleceram, pelo que pareceu-nos que uma eucaristia celebrada em suas memórias seria uma boa maneira de os recordar e agradecer pelo que fizeram pela ASPL e pela profissão docente, em Portugal!
Nos últimos tempos, perdemos a presença de alguns colegas, como o nosso saudoso ex-Presidente da Mesa da Assembleia Geral - Senhor Doutor Guedes de Miranda, com 81 anos, e Professor de Filosofia, e, este verão, a nossa dirigente Drª Ana Lúcia Quendera, que pertencia à Direção Nacional, com 51 anos de idade, professora de Matemática, para citar apenas os que faleceram durante este ano civil.
 
Assim, caso esteja interessado em participar ou assistir, deixamos os contactos, físicos e digitais:
Paróquia de São Nicolau: Rua da Vitória, 1100-203 Lisboa
Página Facebook
Canal do Youtube
 
Muito grata, em nome pessoal e da Direção Nacional da ASPL, desejo um feliz dia do Professor e do Educador para cada um de vós!
Para aqueles colegas com quem terei o gosto de poder estar no seminário, em Aveiro, presencialmente ou via online, até dia 7 de outubro!
 
A Presidente da ASPL,
Fátima Ferreira

CARTAZ Dia Mundial do Professor